© 2019 by Carya Tallaya. All rights reserved.

  • s-facebook
  • s-youtube

O Projeto

 

Quem somos?

Eu Sou do Tamanho do que Vejo

Da minha aldeia vejo quanto da terra se pode ver no Universo...
Por isso a minha aldeia é tão grande como outra terra qualquer
Porque eu sou do tamanho do que vejo
E não, do tamanho da minha altura...
Nas cidades a vida é mais pequena
Que aqui na minha casa no cimo deste outeiro.
Na cidade as grandes casas fecham a vista à chave,
Escondem o horizonte, empurram o nosso olhar para longe
de todo o céu,
Tornam-nos pequenos porque nos tiram o que os nossos olhos
nos podem dar,
E tornam-nos pobres porque a nossa única riqueza é ver.

                                                         Alberto Caeiro in "O Guardador de Rebanhos"

 

Descrição do projeto:

Querendo optar por uma estadia em casas de campo, com a garantia de excelente qualidade e comodidade, atreva-se a descobrir Carya Tallaya, um arrojado e confortável   projeto de turismo em espaço rural, do melhor que existe na região Transcudânia – aquém e além Côa!

Carya Tallaya – é um projeto familiar com uma arquitetura magnífica, no qual juntámos rústico e contemporâneo para vos acolher em casa, com mais e melhor conforto no vosso regresso às origens e poderem, assim, beneficiar de um merecido descanso, numa revigorante estadia em busca da paz e tranquilidade.

Carya Tallaya disponibiliza 4 magníficas casas (três apartamentos T2 e um T1) tão belas e sedutoras quão surpreendentes, pelo contraste que apresentam entre as tradicionais técnicas de construção do exterior e a decoração sofisticada, contemporânea e acolhedora do seu interior. Encontram-se totalmente equipadas, com lareira e aquecimento central, kitchnette em regime self-catering  apetrechada com  todos utensílios e demais equipamento: frigorífico, micro-ondas, placa vitrocerâmica, máquina lavar louça,.

Apesar das áreas exteriores de Carya Tallaya serem comuns, as casas são completamente independentes, o que garante privacidade absoluta. O exterior contempla uma horta, jardim, piscina e um espaço social, compreendido por um alpendre com lareira para receções e convívio entre os hóspedes.

As casas de campo Carya Tallaya, estão localizadas em Vale das Éguas que é, não só, a freguesia mais pequena do concelho de Sabugal, apenas com 4,03 km2 de superfície, como também é aquela que tem menos habitantes, apenas 38 pessoas. É também a freguesia com maior índice de envelhecimento de Portugal, cerca de 90% dos residentes têm mais de 65 anos.

Queremos dar a conhecer a mais pequena e mais "envelhecida", mas ternurenta, freguesia de Ribacôa - concelho de Sabugal e de Portugal.

Pequena no tamanho mas grandiosa no encanto. Com poucos habitantes mas com imensos lugares harmoniosos, calmos e silenciosos:

• paisagens a perder de vista;
• caminhos paradisíacos até ao rio Côa ali tão perto, com a sua praia fluvial tão mimosa  quanto acolhedora;
• arredores fantásticos, com vasto e riquíssimo património histórico;
• excelente centralidade em relação a cinco Aldeias Históricas;
• localização central face à Rota dos Cinco Castelos;
• beleza natural encantadora e diversificada;
• proximidade da Reserva Natural da Serra da Malcata;
• a simpatia e humildade inigualáveis, das suas gentes.;
• as esplêndidas Termas do Cró com o seu serviço de SPA&Wellness, que ficam a cinco minutos.

Queremos proporcionar a quem nos procura, um regresso às origens, um contacto muito próximo com o passado, com o imenso e imponente património histórico que vai desde a idade do bronze final, passando pelo período romano e medieval até à atualidade.
 

Esta pode ser a sua oportunidade de conhecer a Rota dos Cinco Castelos do concelho do Sabugal, a Reserva Natural da Serra da Malcata e a possibilidade de visitar algumas das mais maravilhosas Aldeias Históricas da região (Sortelha, Castelo Mendo, Almeida, Belmonte e Castelo Rodrigo).

Para o final do vosso passeio temos a sugestão ideal para um merecido relaxamento: as moderníssimas Termas do Cró, ali tão perto, onde poderá recuperar as suas forças no Cró Ludic, desfrutar de uma experiência fantástica no Cró Clássico, ou oferecer ao seu corpo um tratamento no Cró Corpus.

Os programas e atividades das casas Carya Tallaya, são de oferta muito diversificada.

Caso seja sua preferência o repouso, poderá optar por ficar pelo pequeno complexo, usufruindo do calor de uma lareira nos tempos de frio ou em dias de calor de um banho refrescante na original piscina, situada no seu rústico jardim.

Caso goste de caminhadas, os passeios a pé pela isolada e tranquila aldeia, permitirão experiências únicas, com tudo o que pode apreciar na maior das tranquilidades.

Aventure-se por diferentes trilhos para vislumbramento do património natural ou histórico existente nas imediações (rio Côa e suas margens, pequenas matas e florestas, observação da fauna e flora da região, ruínas de moinhos de água, imponentes castelos e magnânimes pontes medievais)

Para os mais novos e adultos ousados poderão ser proporcionados passeios de burro, cavalo ou pónei.

Para os que têm gostos mais específicos e/ou radicais, existem canoas no rio Côa (praia fluvial), poderão pescar no rio, passear de bicicleta e existe a possibilidade de atividades mais radicais no ParKôa (parque de desportos radicais), ali tão próximo (nascente do Côa).

Significância do nome Carya Tallaya e do logótipo (dente-de-leão)

O nome - Carya Tallaya - com ligeira adaptação, foi o topónimo adotado, por surgir em vários documentos históricos como sendo uma povoação fortificada de extrema importância na região, e da qual derivou Vale das Éguas, pelo que entendemos homenagear a história, uma vez que se trata de um projeto de “reconciliação” com o nosso passado, mas com valorização do presente na celebração da vida e existência, em equilibrada harmonia com as nossas origens.

O nome Carya Tallaya que significa Povoação Fortificada, remete para as nossas origens e primeiros povos, tendo associado um cariz de força, proteção, segurança e conforto.

Adotamos o símbolo da flor dente-de-leão para logótipo do espaço, que pela sua natureza e características consegue ser em simultâneo uma planta tão bela, e sensível, mas coesa, fazendo dela uma das mais altruístas da natureza, pois essa pequena flor entrega-se a fim de que a sua semente se propague, ela é capaz de desnudar-se para que sua beleza se estenda, tem a habilidade de render-se diante do temeroso vento com o propósito de oferecer um belo legado à mãe natureza.

Esta relação adotada, entre o nome e o símbolo, remetem-nos para os valores e o legado que queremos oferecer às pessoas que nos procuram, garantindo-lhes amparo e conforto, retribuídos com muita sensibilidade e encanto em tudo aquilo que temos para oferecer entre muros, mas em comunhão com todo o espaço rural envolvente.



Sejam bem vindos a casa!



Bem vindos a Carya Tallaya!